top of page

Landing Pages para gerar Leads e Conversões


Uma landing page é diferente das outras páginas web porque tem um público alvo específico com um propósito claro e pode ser muito eficaz na geração de leads e na conversão em clientes. As pessoas na net têm paciência zero e querem encontrar o que precisam em segundos, sem ter de procurar.


O que são Landing Pages?


As Landing Pages são páginas que os internautas acedem quando clicam numa frase de chamariz ou chamada de ação (CTA abreviatura de Call to Action, em inglês) num site ou anúncio. Tudo numa Landing Page é estudado para converter, desde o texto, as imagens, os botões, as cores,tudo está estrategicamente colocado para convencer o leitor a realizar a ação desejada. São directas e compactas.


Para que são usadas as Landing Pages?

Os profissionais de marketing usam Landig Pages porque são mais direcionadas, oportunas e têm maior chance de conversão. Qual a diferença entre uma Landing Page e um Site? A principal diferença é que o tráfego nas LP vem de campanhas direcionadas, por exemplo de email marketing, anúncios pagos, redes sociais, parcerias com outros players de público interessante e que colocam o nosso link nas suas informações.


No site ou homepage o tráfego é mais geral e vem de todo o lado, incluindo a forma orgânica (não paga).


As LP são mais simples, diretas e concretas que um site que pode ter inúmeras opções e dar múltiplas informações ao visitante.


O site vai segmentar, enquanto a LP já recebe público segmentado, específico, para efetuar determinada ação.

Como pode construir uma landing page?


Na verdade, é super fácil.


As aplicações de email marketing como o Mailchimp ou o Mailerlit têm essa possibilidade e têm modelos pré-configurados que pode adaptar ou construir de raiz com o editor de páginas.


Usando a sua imaginação e estratégia de campanha, pode, alterar imagens, cores, tipos de letra e textos e com o sistema de drag and drop, arrastar e soltar novos blocos (botões, tabelas, imagens, opções, etc)


Os 8 elementos principais de uma Landing Page:

1. Um título forte. Não se esqueça que tal como nos jornais, as pessoas , na sua maioria lêem apenas “as gordas”, ou seja as letras grandes ou titulos.

Por isso, devem ser atractivos e muito claros. Se possível logo a ação. Por exemplo, “obtenha o preço da sua casa com um clique no botão”

2. Especifica

Uma landing page deve responder a uma e uma só questão. Não deve dispersar com demasiada informação o seu visitante.

Tudo o que aumente o ruído de fundo deve ser eliminado, sob pena de o afastar sem a ação pretendida

3. Imaginativa

Use imagens atrativas e poderosas que remetam para o assunto ou posicionamento.

Nao use vídeos porque usam muita memória e tempo e são dissuasões para muitos 4. Propósito

O copywriting, o que se diz, o modo como se escreve, a pontuação, é muito importante. O texto deve ser efetuado de forma a ser lido e captada a mensagem e o valor da proposta. A fonte deve ser 16 px

5. Formulário de dados

O formulário que a lead deve preencher com os seus dados é muito importante. Deve ser simples e curto. Não coloque mais de 4 campos para preencher. O ideal é o nome, telefone e email. Não mais do que isso, pois, está provado através de estudos que as pessoas não preenchem.

6. Responsivo

A LP deve adaptar-se ao ecran do telemóvel. Assegure-se de que a informação cabe entre as laterais do telemóvel é não têm de andar a dançar para ler a sua página.

7. CTA

O botão do Call to Action deve ser energizante e de urgência.Use expressões curtas como. “Peça já!”, “Assine já!””, “Receba hoje!” ou outras que motivem à ação. 8. RGPD

Assegure-se de que cumpre o Regulamento Geral de Proteção de Dados no seu formulário de dados.




6 visualizações0 comentário
bottom of page