top of page

Tornar-se um consultor imobiliário


Está a pensar ser um consultor imobiliário e não sabe por onde começar? A maioria das pessoas pensa que para ser um consultor imobiliário bem sucedido, só tem de ser bom a convencer as pessoas a comprar propriedades e casas, ou seja ser um bom persuasor ou ilusionista.

Efetivamente, ter uma boa capacidade de comunicação e de persuasão são vantagens, mas, não são tudo.

Um consultor Imobiliário precisa de estar familiarizado com esta indústria, vocabulário, legislação, mercado e produto.

Os consultores imobiliários asseguram que os compradores consigam encontrar a sua casa de sonho e que o negócio de venda valha a pena aos proprietários (vendedores). Isto exige habilidade e mestria antes de se tornar bem sucedido na carreira, como em qualquer outra profissão, tem de ter treino e aprendizagem adequados. Existem diferentes instituições a ministrar cursos e formações para quem se quer inteirar da atividade imobiliária. Pode tirar a licenciatura em gestão imobiliária ou fazer especializações e participar ao longo do ano, nas muitas ações de formação que vão ocorrendo, ministradas por diferentes entidades, coachers e marcas imobiliárias.


Geralmente, estipula-se que um consultor imobiliário antes de iniciar deva ter entre 30 a 90 horas de formação. Deve ter de preferência um curso superior e a maioridade.

Existe um licença para mediar transações imobiliárias obrigatória, emitida pelo IMPIC. Mas, pode exercer a profissão de consultor imobiliário se estiver associado a uma empresa que detenha essa licença AMI.


Para prestar o serviço de consultadoria basta colectar-se em nome individual nas finanças com o CAE 70220 ( consultoria para os negócios e a gestão ), importante em sede de IRS e para emitir as suas facturas/recibos. O IVA aplicado atualmente é de 23%.

A licença AMI é renovada anualmente e tem de o detentor ter o registo criminal regular e um seguro de responsabilidade civil ativo com uma cobertura de 150 mil euros. Tem também de demonstrar formação e, por isso, tem de participar em seminários, workshops, formações da área, mesmo que seja licenciado, sendo obrigatória a formação no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. A indústria imobiliária está em constante mudança e evolução. Um consultor Imobiliário tem de estar sempre a par das alterações da lei e dos novos regulamentos.

Mas ter cursos, não é a única coisa que o prepara para esta profissão.


É recomendável que trabalhe com um broker, entre 2 a 5 anos, para adquirir experiência. É como uma aprendizagem. Depois de um período de tempo acompanhado, pode começar a pensar em montar a sua atividade individual.


Nessa altura pode pensar em abrir empresa e nesse caso a sua estrutura financeira altera e passa a ser tratada em sede de IRC. Pode optar por continuar no regime de atividade em nome individual, mas talvez esteja na altura de falar com o seu técnico oficial de contas e decidir se deve criar, ou não, empresa, contratar uma assistente para realizar tarefas importantes mas, que não lhe podem roubar tempo para desempenhar tarefas essenciais, como por exemplo prospeção.

Assim, para ser consultor necessita de maturidade, ser sociável e ter espírito comercial, conhecimentos técnicos, mas, vai ser a sua atitude que o ajudarão a ser bem sucedido.

Necessita de saber trabalhar com diferentes tipos de pessoas, não só com compradores e vendedores. Um consultor imobiliário tem de também de ser capaz de trabalhar com notários, advogados, peritos avaliadores, bancos, companhias de seguros e muitos outros técnicos, até funcionários judiciais ou agentes de execução. Aliás, vai ter necessidade de “usar diferentes chapéus profissionais” ao longo do dia de trabalho.

Um consultor imobiliário está envolvido em arranjar clientes que tenham imóveis para vender e/ou para comprar e ajudar ambos na negociação e a fechar a transação com sucesso e só então, cobrar a comissão.

A flexibilidade é outro atributo que este profissional precisa de desenvolver.

Um consultor Imobiliário está sempre disponível, 24/7 on line. Os clientes frequentemente telefonam ao consultor para perguntar por novidades ou conselhos. A carteira de clientes pode ser um problema para um consultor no inicio. Vai precisar de paciência visto que vai demorar algum tempo até que tenha a sua carteira de clientes. E a atividade de prospeção e geração de leads é uma constante na vida imobiliária.

Outra preocupação de um consultor imobiliário é o income. A maioria dos especialistas recomendam que aqueles que estão a iniciar possuam uma fonte alternativa de rendimento.

Mas, se está a vender muitas casas todos os dias, não vai ter problema com o income, mas, com o gasto. Deve evitar gastar tudo, deve guardar parte para um momento menos propício e também investir. Investir no seu negócio e porque não em imóveis.

Se trabalhar duro e aprender com cada passo que dê nesta indústria, o sucesso virá, certamente.

Nesta profissão vai ter alguma independência e liberdade que não tem noutra profissão, porque organiza os seus horários, agenda, investimentos e despesas.


Contudo, tem de ter maior rigor, ser muito organizado e cumpridor. Não é um emprego por conta de outrem com remuneração fixa e regular no final de cada mês. O seu income é fruto do seu trabalho.

Se quer reunir as condições que lhe faltam para ser um consultor imobiliário de sucesso, venha integrar-se numa empresa saudável e que lhe proporcionará formação, uma zona de excelência e as ferramentas tecnológicas e administrativas necessárias ao seu sucesso, assim como, uma rentabilidade acima da média.


Melhore o seu income.


Quer conhecer melhor está realidade?

1 visualização0 comentário
bottom of page